Gorjetas

GORJETAS

As gorjetas (tipsem inglês) nos EUA são muito importantes para os trabalhadores porque complementam os salários deles. Portanto, são “obrigatórias”, no sentido de que devem ser pagas. É o cliente quem define a porcentagem a ser dada como gorjeta, podendo ser feito o pagamento da seguinte forma:


0% – serviço de péssima qualidade, algo extremamente ruim. É o caso de o cliente ser maltratado, discutir com o garçom e sair do estabelecimento para nunca mais voltar. Deixar de dar gorjeta nos EUA equivale a uma hipótese em que você faria uma reclamação no PROCON aqui no Brasil.


10% – serviço regular, onde o atendimento deixou a desejar. Por exemplo, houve demora excessiva para o atendimento ou o garçom cometeu algum erro relevante e não se desculpou a contento. Dar 10% de gorjeta significa que o cliente saiu do estabelecimento contrariado.


15% – serviço bom, dentro do padrão de normalidade. Situação em que tudo correu bem, mas o garçom fez um atendimento corriqueiro, sem destaque.


20% – serviço excelente, acima das expectativas. O garçom deu especial atenção ao cliente, oferecendo um atendimento impecável e acima da média. Óbvio que nada impede que seja oferecido valor acima desse percentual.


Dica: Na grande maioria dos restaurantes turísticos de Orlando o serviço é excelente. Dificilmente haverá uma falha no atendimento, pois tudo é muito organizado. Os garçons são super atenciosos, educados e se esforçam ao máximo para atender de forma impecável. Desse modo, é costume dar 18% de gorjeta quando o atendimento é ótimo e 20% quando é excelente, situação em que o garçom foi tão atencioso e simpático que conseguiu superar as expectativas.
Se o cliente for pagar em dinheiro já deve calcular o valor da gorjeta e pagar tudo junto. Se for pagar com cartão receberá a conta com o espaço destinado à tip, preencherá com o valor da gorjeta e assinará embaixo. Saiba que não é o restaurante quem indica na conta o valor da gorjeta, mas o próprio cliente. Exceção a isso são mesas com muitas pessoas, ocasião em que o estabelecimento poderá fixar a gorjeta em 15 a 18%.
Fonte: http://disneymagica.com.br/gorjeta/


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s